COPYWRITING

Cinco Fundamentos De Um Site Que Lota A Agenda

Ninguém trabalha na sexta-feira pré-carnaval né?

Mentira.

O meu site estava trabalhando. 😆

Foi neste dia que ele trouxe o primeiro cliente pra mim.

Tudo que eu tinha era um orçamento mensal de R$30,00 de anúncios no Google que direcionava para uma única página de site.

É … só que eu demorei 5 meses para conseguir este primeiro cliente pelo site. Antes disso só por networking.

Durante estes meses eu fui retocando as palavras (muda o título, insere uma informação, corta outra, condensa um parágrafo) até que o site cumpriu com a missão de vender meu serviço de copy.

E fez isso numa sexta-feira de carnaval. Palmas pra ele né.

Se eu tivesse que colocar meus site no ar começando hoje com certeza pouparia uma boa fatia destes 5 meses.

E também alguns erros vergonhosos que cometi, como colocar um formulário de newsletter no ar, mas não ter um plano de comunicação (pessoas deixando seu email comigo e eu muda do lado de cá. FEIO!!!)

Ou ainda deixar o óbvio de lado: a escaneabilidade de uma página. (o fundamento 3 te ajuda com isso).

Você agora pode aprender com os meus erros na internet e dar velocidade ao alcance de resultados com a ajuda do site.

CINCO FUNDAMENTOS DE UM SITE QUE LOTA A AGENDA

FUNDAMENTO 1 – CRIE UM VÍNCULO, IMPACTE PESSOAS E CONQUISTE MAIS CLIENTES. NESTA ORDEM.

Conquistar clientes por meio da internet tem a ver com a tua capacidade de criar laços com as pessoas.

Quanto mais forte, duradouro e verdadeiro o vínculo, mais clientes.

Todo mundo fala sobre isso, mas poucos de fato colocam em prática.

Aqueles que conseguem entendem a diferença entre correr uma maratona e ser um velocista 4 x 100 metros. (ouvi isso da grande Marie Forleo e achei excelente para ilustrar este fundamento).

Negócios online ao estilo maratona: um plano de comunicação que pode ser diário, semanal, mensal ou no máximo a cada 45 dias onde você compartilha informações e conhecimento com a tua base de potenciais clientes. Aqui, mais importante do que vender é compartilhar, livre de apegos e de coração aberto.

Negócios online ao estilo 4 x 100 metros: entre uma comunicação recorrente e outra (o plano acima), você envia uma carta de vendas, faz um lançamento online, convida as pessoas para visitarem a tua página de vendas e assim promove um workshop, um curso, um serviço 1 a 1 e o que mais você tem pra vender.

Aqui é o momento de pedir para as pessoas comprarem sem essa de “eu não sei vender”. Ofereça o teu trabalho sem hesitação.

Porque para conquistar clientes com a ajuda da internet não basta ser constante numa estratégia de conteúdo grátis (em forma de newsletter, redes sociais, ebook, blog, o que for). É preciso também ser ágil numa estratégia de vendas do teu trabalho (copywriting).

Quando você une a constância de um maratonista com a agilidade de um velocista, você tem um site que te ajuda a lotar a agenda.

FUNDAMENTO 2 – CERTIFIQUE-SE DE QUE O CLIENTE IRÁ CAPTAR IMEDIATAMENTE O QUE VOCÊ FAZ ASSIM QUE CHEGAR NO TEU SITE.  

FATO: temos pressa para encontrar a informação que buscamos online. Questão de segundos e logo clicamos no X pra nunca mais voltar.

Isto significa que o título principal no teu site não deve ser desperdiçado com qualquer coisa, como um “Olá, seja bem-vindo”.

Ao invés disso você pode falar da tua proposta única de valor.

Aqui está a fórmula mais simples que eu conheço para escrever a sua:

“Oi, eu sou [a tua ocupação aqui] e ajudo/ trabalho com/ inspiro/ oriento [público-alvo] a [resultado que você alcança para teus clientes] por meio de/ usando [ferramenta, método, conhecimento etc que você usa para atingir os resultados].”

Não force o cliente a vasculhar o teu site todo para entender o que você pode fazer por ele. Facilite a vida dele e você será recompensado com o que há de mais valioso no mundo online: a atenção das pessoas.  

FUNDAMENTO 3 – TORNE O TEXTO FÁCIL DE LER.

Você caprichou na copy.

Por que tornaria ela difícil de ler?

Todos nós passamos os olhos rapidinho pelos títulos e subtítulos antes de ler cada palavra.

Por isso de nada adianta escrever uma copy fantástica se o texto estiver parecendo um bloco único de frases.

O texto precisa ser digerível aos olhos do cliente.

Como fazer isso?

Aqui estão as minhas cinco técnicas preferidas:

  1. Leia o próprio texto pulando entre um subtítulo e outro. Eles devem resumir a mensagem que você está passando na página. Esta forma de leitura se chama escaneamento. Na prática é aquela “lida por cima” para ver se o tema do texto interessa.
  2. Inclua bastante espaço em branco.
  3. Use marcadores ou listas numeradas (como esta que você está lendo).
  4. Mantenha os parágrafos curtos: não mais que 3 ou 4 linhas por parágrafo.
  5. Dê destaque aos títulos e subtítulos colocando em letra maior, negrito ou com um fundo diferente. Mas não comprometa a leitura usando um design de pouco contraste com as palavras. DIQUINHA EXTRA: se você usar H1, H2, H3 o SEO do site agradece.

Este fundamento deixa o texto mais fácil e gostoso de ler. Não cansa os olhos e aumenta a chance do cliente de fato ler até o final.

FUNDAMENTO 4 – INCENTIVE O CLIENTE A ENTRAR EM CONTATO MAS SEM PERDER PRODUTIVIDADE.

Esta geralmente é a página mais negligenciada de um site: a página contato.

Quando coloquei a minha no ar eu escrevi apenas:

“Olá, que bom que você está aqui.

Se você tem dúvidas ou gostaria de conhecer melhor meus serviços entre em contato pelo luciane@copynova.com.br.”

E abaixo desta frase tinha um formulário de contato, super impessoal, ao estilo corporativo.

Quando você dá pouca importância para a página contato, três situações podem acontecer:

  1. ninguém entra em contato com você afinal parece que você nem faz tanta questão assim.
  2. pessoas compartilham suas histórias claramente procurando por uma consultoria via email.
  3. você recebe 2.459.321.062 vezes os mesmos pedidos de orçamento para ______ (imagine aqui o seu caso) sendo que você nem oferece este serviço.

(fundamento 5 vai te ajudar a resolver este problema também. Continue lendo.)

O problema da página contato é que você quer encorajar as pessoas a iniciarem uma conversa com você, mas também precisa se manter produtivo.

E a melhor forma de fazer isso é escrever uma introdução amigável, demonstrando que você tem interesse em ouvir as pessoas. Depois deixar claro como proceder para contatar você.

1 – Quando você precisa deixar claro que não pode dar consultoria por email (e de graça) mas que ficará feliz em oferecer uma consultoria (por um preço):

“Se você gostaria de contratar uma consultoria comigo, clique nest link e agende um horário para um bate papo”.  

Informe que você cobra uma taxa de X reais que será abatida do valor total da consultoria.

OU

Se você oferece uma conversa gratuita limitada à 45 min deixe esta informação clara e cristalina antes de conversar com o potencial cliente.

2 – Quando você quer orientar o cliente para que conheça os serviços que você oferece antes de contatar você: (este exemplo é da minha própria página contato).

“Quer conhecer melhor meu trabalho? Leia as informações na página SERVIÇOS ou envie logo o seu email se você está pronto para entrar em contato”.

A página contato irá trabalhar por você a partir do momento que estiver claro como quer ser contatado. Estabeleça as tuas regras e o cliente deverá seguir.

FUNDAMENTO 5 – USE O SITE PARA FAZER OFERTAS DOS TEUS SERVIÇOS.

O site existe para ajudar a alcançar os objetivos primários do teu negócio.

É nele que você pode montar a tua vitrine virtual, fazer ofertas e vender.

Só que de nada adianta listar teus serviços em opção 1, 2 e 3.

Vender online envolve muito mais empatia e estratégia do que isso.

E é aí que entram as páginas de vendas.

Humm … o que é uma página de vendas?
É uma página na internet que oferece ao cliente a possibilidade de comprar teus produtos ou serviços. Ela existe com um único objetivo: vender por você.

O que dá pra vender com uma página de vendas?
Qualquer coisa. Você pode vender um serviço 1 a 1 como consultoria, coaching e atendimento individualizado OU serviços em grupo como cursos, workshops, imersões de final de semana.

Você pode vender produtos digitais como um minicurso ou um programa online.

E também dá pra vender um produto físico, como camisetas, cesta de orgânicos, panela elétrica ou _____________ (preencha aqui qualquer produto físico que passou pela tua cabeça).
Não necessariamente esta página deve acabar com a opção de clicar e comprar.

Você pode também deixar seu email para que o cliente entre em contato ou deixar um formulário para coletar nome, telefone e email do potencial cliente.

Você pode ainda dar a ele a opção de agendar um horário com você ou sim, clicar, inserir dados do cartão e FI-NI-TO: venda realizada.
Uma coisa é certa: o objetivo ao chegar no final da página é deixar o cliente pronto para contratar você.

Para lotar a tua agenda tenha ao menos uma página de vendas no site. Você verá que é muito mais fácil motivar o cliente certo a contratar você.

EMPOLGADO COM A IDEIA DO SITE LOTAR A AGENDA? 

Eu posso ajudar. Você pode ter textos para vender o teu trabalho, escritos com o melhor das minhas habilidades e entregues diretamente na tua caixa de entrada.

Porque por mais talentoso que você seja, é sempre um desafio escrever sobre a gente mesmo de uma forma que seja interessante para o cliente.

Conheça o pacote de textos para site. 

Um beijo e até logo.

Luciane Luza

Você pode gostar também
Persuasão: eu e minha costureira já usamos. Você está esperando o quê?
O Site Importa e Aqui Está o Porquê