COPYWRITING

Dica basicona de copy para o cliente cravar os olhos no teu texto.

Imagine que você oferece serviço de consultoria de moda e estilo com foco em consumo consciente e está apresentando teu trabalho em um grupo no Facebook.  Como você começaria a tua mensagem?

Opção 1:

Oi, meu nome é  __________ (seu nome aqui).

Eu trabalho com consultoria de moda e estilo e ofereço um programa de 4 encontros presenciais onde eu faço uma análise do seu guarda-roupa e componho novos looks com as peças que você já tem. O meu programa é o bla..bla..bla…

Opção 2:

Sua autoestima nas alturas sem sair do shopping com mais uma sacolinha! Você não precisa de roupas novas. Você precisa de uma jornada de autoconhecimento. (E de uma folga no seu cartão de crédito).

Oi, meu nome é ___________, trabalho com consultoria de moda e estilo e …bla..bla..bla.

Respondeu opção 1? Então você PRECISA MUITO (em letras maiúsculas mesmo 🙂 ) ler este texto. Se optou pela segunda opção, mandou bem. Você já sabe diferenciar entre um texto que dá uma vontade danada de ler e aquele que passa despercebido de tão chato que é.

 

Se você quer despertar o interesse do cliente pelo teu trabalho, você precisa saber a diferença entre característica x resultado e falar sempre de resultado primeiro.

 

Porque enquanto você está preocupada em falar do funcionamento e das particularidades do teu trabalho (características – opção 1), tudo que o cliente quer saber é o que você pode fazer por ele (resultados que você tem pra oferecer – opção 2).

 

Diferença entre características x resultados.

CARACTERÍSTICAS

As características são aquelas informações que explicam o funcionamento do teu trabalho ou, se você vende um produto – camisetas por exemplo – são as informações “técnicas” como o tecido, o modelo, o corte e por aí vai.

No exemplo da consultora, as características do serviço poderiam ser: um programa de 4 encontros presenciais, de 2 horas cada um, onde eu vou até sua casa e nós começamos a jornada de autoconhecimento. Os encontros funcionam assim:

  1. No primeiro dia, nós vamos ter uma longa conversa enquanto vou descobrindo mais do seu estilo.  

  2. No segundo, eu vou investigar o seu guarda-roupa amarrotado (que eu sei que você tem) enquanto seleciono peças pra provar.

  3. No terceiro encontro, eu vou apresentar uma proposta de identidade visual e sugerir o que fica e o que você deve destralhar da sua vida.

  4. No quarto, eu vou montar novas combinações e mostrar pra você como é possível combinar as peças que você já tem sem cair na mesmice ou sair de moda.  

 

RESULTADOS

Resultados tem a ver com a mudança na vida do cliente depois que ele fechar negócio com você. O resultado representa os problemas que o cliente poderá resolver, os sonhos que irá realizar, as experiências que terá, enfim, as transformações que estão prestes a acontecer na vida dele se ele fechar negócio com você. Falando de resultados, você estará dando um motivo para o cliente prestar atenção em você. Quanto mais específico, melhor.

 

Use resultados específicos, aqueles que a pessoa consegue imaginar acontecendo no dia a dia dela.

 

No caso da consultoria os resultados poderiam ser:  

  • A combinação daquele casaco de couro com o shortinho floral. Ó, por essa você não esperava né! Oi meu nome é….

  • Você montando um look super criativo, com as peças que já tem e em 10 minutos. Quem mesmo que chegava atrasada no encontro com as amigas porque “nunca tem roupa”? Oi meu nome é….

  • Mais azul no seu guarda-roupa (e na sua vida) por favor! Não…não estou falando que você precisa ter uma blusinha azul turquesa. Sim, estou falando de uma conta bancária azul – sem precisar sair de moda pra isso. Oi meu nome é….

 

Comece pelos resultados e só depois fale das características. Você vai perceber que seus clientes estarão mais dispostos a ouvir o que você tem pra falar.

 

Gostou da dica de hoje?

Compartilhe com suas amigas empreendedoras. Elas podem estar perdendo vendas por não saber disto.  

Um beijo e até a próxima.

Luciane

Ahh: esta dica serve para todas as plataformas que você usa pra divulgar o teu trabalho: no Instagram, em um email, um vídeo no Youtube e principalmente, no teu site. Repara bem! Até na página SOBRE deste site (este que você está agora, o meu) eu falo de resultados. Confere: http://copynova.com.br/sobre/


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(De quebra aprenda a vender no online sem perder o jeito natural de comunicar).

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