COPYWRITING

Como definir em palavras o que eu faço e deixar isso claro no meu site?

Sou nutricionista comportamental, coach de carreira, médica integrativa, mentora de executivos, consultora em Ayurveda e ______ (acrescente aqui qualquer especialidade que ajude pessoas com algum tipo de desconforto, frustração, aborrecimento ou problema em suas vidas).

Como definir em palavras o que eu faço e deixar isso claro no meu site?

Ouvi esta pergunta de uma cliente na semana passada e rapidinho resolvi que a resposta seria o tema do mês no blog da Copynova.  

Aliás, como eu não abordei este tema até agora? Esta foi a primeira coisa que passou pela minha cabeça.

Porque se de tudo que já compartilhei no meu blog você achar que nada é relevante, eu espero com toda força do meu âmago que esta regrinha de copywriting não seja ignorada.  🙂 🙂

Estou falando de detalhes.

Detalhes que mostram o teu trabalho ao invés de apenas falar dele. Que criam uma representação clara e específica do que você está falando e não apenas falam de um conceito. É como se o cliente pudesse mentalizar as tuas palavras com clareza de detalhes.     

Exemplo:

Imagine que você é médica nutróloga. É provável que muitas pessoas não saibam o que você faz.

No site você escreveu frases como:

  • aprenda a nutrir o seu corpo de verdade;
  • faça do alimento o seu medicamento;
  • restabeleça o equilíbrio do metabolismo.  

Sabe o que estas frases significam para o teu cliente?

Muita coisa e nenhuma coisa ao mesmo tempo.

Para um cliente, a frase “nutrir o corpo de verdade” pode significar diminuir os industrializados e comer mais frutas, legumes e verduras. Já para outro, que já come frutas, legumes e verduras, pode ser passar para os orgânicos. Tem também quem vai lembrar que deve trocar o refrigerante pela água de coco, o suco de frutas ou o suco verde.

Cada pessoa entenderá a frase “nutrir o corpo de verdade” de acordo com suas experiências, crenças, conhecimento, referências.

Quanto mais você apresentar o teu trabalho com detalhes concretos, que não deixam brecha à interpretação, mais os teus produtos ou serviços serão atrativos aos olhos do cliente.

Detalhes é a diferença entre: “Tenha mais qualidade de vida por meio de uma alimentação equilibrada” e “Tenha disposição para curtir um cinema na sexta a noite mesmo depois de uma semana inteira de corre-corre. Troque os processados pela comida de verdade e pare de adiar o lazer porque o corpo precisa descansar”.

Você pode falar para mim agora:

“Mas Luciane, eu estou tão habituada aos conceitos e abordagens do meu trabalho que não sei identificar quando estou sendo muito genérica. Pra mim tudo está claro e cristalino”.

Para descobrir se uma frase está muito ampla, pense da seguinte forma:

Se eu enviar esta frase para um artista, ele saberá o que desenhar?

Se a resposta for não, ou se surgirem zilhões de desenhos na sua mente, você não está sendo específica o suficiente.

Você não precisa deixar toda e qualquer frase do site (ou outros textos) super específica.

Mas sabe aquelas que dizem tudo e nada ao mesmo tempo?

“Nossa missão é fornecer soluções de qualidade, inovadoras e de baixo custo prezando sempre pela satisfação do cliente”.

Agende sua consulta: você passará por uma avaliação nutricional, seguida de um plano alimentar personalizado e de acordo com suas necessidades.

Soluções em coaching para transformar seu dia a dia e o seu futuro com uma vida mais vibrante e feliz”.

Oiii?! Que raios isso tudo significa?

Os exemplos acima são a mais pura essência das frases genéricas que fazem você parecer mediana, e o pior de tudo, ser facilmente es-que-cí-vel no mundo online.

Use detalhes e encontre seu espacinho na mente, no coração e no cartão de crédito do seu cliente.

Um beijo e até a próxima.

Luciane


 

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(De quebra aprenda a vender no online sem perder o jeito natural de comunicar).

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