Eu e o copywriting…

…foi amor à primeira vista.

Mas você não chegou até aqui para se apaixonar pelo copywriting, certo?

Você só quer, de uma vez por todas, promover o teu expertise no mundo online atraindo o perfil de cliente certo e conquistando mais clientes.

E eu estou aqui para te ajudar a usar palavras que vendem, sem precisar seguir um roteiro de frases prontas ou fazer promessas de salvação incríveis. 😃

Como?

  • Com palavras que não deixam de lado o teu jeito natural de comunicar só porque você precisa motivar o cliente a comprar. Uma coisa não exclui a outra.
  • Com princípios do marketing e da publicidade usados desde sempre no offline e que eu vou traduzir pra você em formato online.
  • Com frases que levam o teu cliente a comprar, pois ele finalmente conheceu alguém que o entende, que tem a solução ideal para as necessidades dele e em quem ele pode confiar.

 

Trabalhando como copywriter
Metodologia de trabalho CopyNova

Mas o que afinal é copywriting?

Os textos do site, um email, o post de um blog, as palavras do cartão de visita,  um anúncio no Facebook,  o que você escreve no perfil do Instagram, o que você fala em um vídeo que subiu no Youtube, TODAS as palavras que você espalha por aí para falar do teu trabalho, do teu negócio: isso é copywriting.

Copywriting são palavras estrategicamente usadas para encorajar o cliente a comprar o que você tem pra vender.

E por que você precisa disso?

Por que você não é as Lojas Americanas que todo mundo conhece, já deu uma espiada no site e comprou uma coisinha ou outra. Você não é uma multinacional que tem uma equipe de executivos para vender os teus produtos ou serviços. Você não é um líder de mercado inquestionável como o Google ou o Facebook. 

Você, assim como eu, é um profissional que usa a internet para fazer o marketing do teu trabalho e precisa chamar a atenção do cliente no meio do caos de postagens de blog, webinários, anúncios do Facebook, ebooks e a maré de e-mails que disputam o nosso click.    

Para fazer com que a tua voz seja ouvida nesta barulheira do mundo online você precisa ser capaz de articular claramente as tuas ideias, inspirar os clientes e por fim motivá-los a comprar. Este é o propósito do meu trabalho.

Ahhh meu Deus, então quer dizer que a partir de agora eu preciso ficar atento às palavras que uso até mesmo para um simples post no Facebook?

Depende. A resposta é não se você está apenas compartilhando sua opinião, um insight ou uma ideia sem a expectativa de qualquer retorno para o teu negócio. Tudo que você quer é se expressar, de coração aberto e sem medo de ser feliz. Continue porque nós amamos. 😍 Mas se este post é parte de uma estratégia para atrair mais clientes e fechar mais vendas, então a resposta é sim.

 

ENTENDA: Copywriting é o recurso número 1 para você que vende conhecimento em forma de cursos, palestras, coaching ou consultoria. Porque são as palavras que você usa para falar sobre você e o teu negócio que geram vendas - não o design do site ou o formato online (canal no Youtube?!? publicar Stories?!?)

Que bom seria se você pudesse contar com uma copywriter como eu para te ajudar em cada texto que você compartilha né. Naquele momento que você senta para escrever, eu ou o seu copywriter preferido podemos estar no cinema, viajando para o Butão ou trabalhando até de madrugada. 🙂 Por isso uma vez por mês eu compartilho dicas de copywriting e pedacinhos do meu processo de escrita, de graça e direto na tua caixa de entrada. Você pode se cadastrar para receber abaixo.  

Um Manifesto Em Favor De Uma Vida Extraordinária

 

Alguns de nós precisam seguir um caminho incomum: adiar o início da carreira para fazer um intercâmbio; ter seu primeiro emprego de carteira assinada na Itália. Não pelo desejo de ser especial, mas sim por querer fugir da vida ordinária.

Sou daquelas que acredita que é preciso aprender a se reinventar antes que a vida apodreça.  

De Passo Fundo para Chicago para Nova Jersey para Vicenza.

Assim começou a minha fuga.

Aos 26 anos abri mão da promoção ao cargo de General Manager Brasil e por conta disso precisei deixar a empresa que trabalhei, na Itália. De volta ao Brasil, sem o cargo, na casa dos pais, no Rio Grande do Sul. Documentos em baixo do braço, tudo pronto para meu primeiro emprego como professora de inglês. Só que não.

O desejo de explorar o excepcional falou mais forte de novo.

Desta vez São Paulo foi o destino.

Cinco meses de coaching e entrevistas de emprego depois, veio o cargo de Assistente Comercial em uma multinacional italiana.  

Acorda cedão, pega o busão, bate o cartão.

De 8 às 17h30.

Toma o café ultra torrado com gosto de queimado.

Preenche a mesma planilha, emite nota fiscal, sente o bafo do colega.

Naquela mesma posição, eu na minha baia, ele na dele. Cada um na sua.    

De segunda à sexta.

Não demorou mais do que um ano para que o sentimento de vida pequena batesse na minha porta.

O que fazer?

Inspira, retém o ar nos pulmões, expira. O yôga trouxe a estabilidade para os dias de turbulência.

Posts, emails e vídeos no youtube abriram os olhos para novas possibilidades.

Livros trouxeram a certeza de que empreender com minhas próprias regras é algo real, não apenas invenção da internet.

E então eu usei toda a energia mental que sobrava para estudar: de qual tamanho de negócio ter até o passo a passo para botar um site no ar. De como fazer pesquisa de mercado até técnicas de precificação passando por estratégias de comunicação.   

Da Ash Ambirge, passando pela Rafa Cappai, até a Marie Forleo.

E quando encontrei o copywriting não tive dúvidas: chegava a hora de dar vida a minha nova realidade.  

Escrever com clareza é bastante difícil. Fazer disso uma comunicação que atraia o perfil de cliente certo e aumenta a chance de receber um SIM! Isso é copywriting.

Sou especialista em copywriting humanizado, empático, afetuoso. Copywriting do propósito de servir, da transparência, da autenticidade. O copywriting que empodera (você e o seu cliente) ao invés de esmagar.

A coisa mais legal que aprendi é que tudo é oportunidade para viver uma vida extraordinária. E quando eu me vejo caindo na vala comum de novo, eu volto a atenção para dentro e me reconecto. Porque não é sobre a forma como eu levo minha vida, é sobre a mensagem que precisa ser passada.  

Usar os meus talentos para permitir que você promova os teus serviços online e jamais perca a conexão com quem realmente é … isto é extraordinário para mim.

Este é o meu manifesto para o mundo. Esta é a bandeira do copywriting humanizado que eu resolvi levantar. Não é sobre mim. É sobre a responsabilidade de compartilhar esta ideia.

Porque poucos sabem, mas as palavras que a gente usa são uma extensão real de quem a gente é.

Um abraço,

Luciane Luza

Gostaria de ver as palavras trabalhando por você mas não sabe nem por onde começar?

Eu posso ajudar. Você também pode ter textos para vender o teu trabalho, escritos com o melhor das minhas habilidades e entregues diretamente na tua caixa de entrada.